O melhor board-game que já joguei. Há várias versões dele: com cartão de crédito (enrolação, obviamente), com regras mais rápidas, edição luxo, etc. Prefira a clássica. Demora uma infinidade. Entre quatro e oito horas a média (calma, com algumas mudanças você pode diminuir esse tempo para uma a duas horas). O objetivo é investir no mercado imobiliário e de transportes, se livrar dos imprevistos e o mais legal: fazer seus amigos falirem. O que há de mais estimulante nesse jogo é que as regras deixam um espaço muito grande para a livre negociação e tomada de decisão. Pode-se fazer muita coisa: vender, comprar e trocar a qualquer preço, fazer alianças, enfim. Pra mim quanto mais criatividade e menos dados, melhor.
Preço médio: 50 a 100 reais.
Fabricante: Estrela.
Tempo médio da partida: Entre 4 e 8 horas com as regras normais e entre 1 e 2 horas com as regras alternativas rápidas.
Rummikub
Odeio matemática, mas ela funciona incrivelmente bem em jogos de tabuleiro. Rummikub é uma diversão que estimula o raciocínio matemático sem deixar de ser leve e ágil. Trata-se de cerca de 160 peças numéricas sem tabuleiro. O objetivo é combinar cores e números para tentar se livrar de todas as peças que estão em seu poder. O legal deste jogo é que ele agrada desde o pré-adolescente até o idoso e todas as faixas etárias podem se enfrentar sem muito desnível de competitividade.
Preço médio: 70 a 90 reais.
Fabricante: Grow.
Tempo médio da partida: 30 minutos a 1 hora.
Atentado no Cassino
Este jogo possui regras meio confusas e jogabilidade um tanto mal arquitetada, mas se você for nerd o suficiente, vale a pena tentar. É um jogo para no mínimo três jogadores. Nele você pode desempenhar até três papéis diferentes: assassino, vítima ou agente secreto. A grande sacada é que todos os "personagens" estão no mesmo ambiente fictício e ninguém sabe quem é quem. Aí é onde reside a excitação e o maior problema do game. Grande parte da empolgação vem do anonimato mas as identidades podem ser reveladas facilmente por jogadores menos atentos e se isso acontece no início do jogo, tira dele quase toda a graça.
Preço médio: 50 a 70 reais.
Fabricante: Game Office.
Tempo médio da partida: 30 minutos a 1 hora.
Villa Paletti
Villa Paletti é um jogo alemão, vencedor do Spiel des Jahres 2002, a maior premiação de board-games da Europa. Não fez sucesso nenhum aqui no Brasil. Uma pena. Ele é divertidíssimo. Chegou a ser vendido pela Grow, mas foi logo retirado do mercado. Felizmente eu comprei uma unidade (que agora está entocada no meu armário porque ninguém gosta de jogar mesmo). A premissa é bastante simples: quatro pisos, 20 colunas. Você precisa retirar as colunas dos pisos inferiores para colocá-las nos pisos superiores e ir aumentando a construção sem deixar que a estrutura desmorone. Não entendo como alguém pode não gostar disso. Mas enfim, você irá descobrir que muita gente também não gosta dos filmes que indico. Há um joguinho menos engenhoso mas com a mesma lógica no mercado: Jenga.
Preço médio: 50 a 60 reais.
Fabricante: Grow.
Tempo médio da partida: 5 a 30 minutos.
Imagem e Ação
Imagem e Ação talvez seja o jogo de tabuleiro mais popular e querido entre os brasileiros. Suas qualidades estão na simplicidade das regras, na possibilidade de juntar os jogadores em equipes e em permitir que dele participe um grande número de jogadores. A regra é básica: gesticular e/ou desenhar sem emitir nenhum som até que seus parceiros adivinhem qual é a palavra que você está tentando representar. Este game permite uma inversão improvável da lógica dos jogos de tabuleiro. Não é tão importante assim levar o jogo a sério. Em geral, quanto piores forem as representações do jogadores mais divertido o passa-tempo será.
Preço médio: 60 a 80 reais.
Fabricante: Grow.
Tempo médio da partida: 1 a 2 horas.
Twister
Twister já era uma clássico nos EUA quando desembarcou em terras brasileiras através da Toyster. Você já deve tê-lo visto em algum episódio deFriends: um tapete com vários círculos de cores diferentes. Os jogadores se revezam cada um na sua cor pondo mãos e pés em círculos diferentes tomando todas as cautelas para não cair e fazendo de tudo para derrubar os adversários. Resultados: pernas e costas doendo, muitas risadas e posições impagáveis. Aviso: se você pretende levar Twister a sério, é bom que esteja em forma.
Preço médio: 50 a 70 reais.
Fabricante: Toyster
Tempo médio da partida: 5 a 30 minutos.
Perfil
Nunca gostei de jogos de perguntas e respostas. O motivo é simples: não sou um enciclopedista (e nem acho que deveria ser). Resultado: sempre saio em último lugar.Perfil, porém, é um jogo de perguntas e respostas diferente. Em geral você deve acertar um ano, o nome de uma pessoa, de um lugar ou de uma coisa. A chave aqui é que várias dicas estão à sua disposição (cerca de 20). Você deve acertar do que se trata com o menor número possível delas. Ainda existe a possibilidade de se jogar em equipes.
Preço médio: 60 a 90 reais.
Fabricante: Grow.
Tempo médio da partida: 1 a 2 horas.
Academia
Se esta lista estivesse na minha ordem de preferência,Academia certamente estaria em segundo lugar. Ele me proporciona as duas coisas que mais gosto nos meus momentos de entretenimento: exercitar a criatividade e rir muito. Trata-se de uma série de palavras dificílimas e quase indecifráveis que você deverá acertar o significado. Ocorre que se você não souber do que se trata pode inventar algo e convencer seus oponentes de que a sua definição é a verdadeira. Como todo comunicador que se preze, amo definir as coisas, principalmente quando não tenho compromisso com a seriedade. O melhor do jogo é jogar com quem não tem habilidade nenhuma para fazer definições. Dá pra fazer um blog só das pérolas acadêmicas que saem.
Preço médio: 50 a 70 reais.
Fabricante: Grow.
Tempo médio da partida: 30 minutos a 1 hora.
Uno
Check-list de viagem com amigos ou família: carro, comida, roupa e, claro....UNO. O joguinho de cartas mais querido dos brasileiros é rápido, fácil de entender e não precisa de muita atenção. O baralho de cartas é dividido entre cartas numéricas e cartas de estratégia. Seu objetivo é descartas seu maço e encher a mão de seus adversários usando as cartas de compra e outros artifícios mais. O mais divertido é que este card-gametem um elevado índice de caos. De repente você está ganhando e numa jogada....você fica em ultimo lugar.
Preço médio: 9 a 15 reais.
Fabricante: Mattel
Tempo médio da partida: 30 minutos.
O Grande Imperador
Finalmente um jogo que (quase) ninguém conhece. O Grande Imperador é um baralho chinês numérico que forma um jogo inusitado. Nele você deve formar até três muralhas descartando as cartas que você tem na mão e dispondo-as em sequência crescente ou decrescente até que suas cartas se esgotem. O legal desse jogo é que você pode escolher até três fontes diferentes para compor sua muralha o que aumenta o índice de estratégia e diminui a influência da sorte no jogo. Vendido pela COPAG, você dificilmente encontrará este jogo nas lojas de brinquedo. Melhor procurá-lo em livrarias.
Preço médio: 9 a 15 reais.
Fabricante: COPAG
Tempo médio da partida: 30 minutos.
Se você é novo neste universo, aí está uma ótima lista por onde começar. Reúna os amigos, a família e bom entretenimento.