Na tentativa de promover o turismo de Lisboa, a agência MSTF Partners em parceira com a BIN e a Lobo Mau, criaram uma campanha que combina tecnologia e tradição histórica. Utilizando pedras de calçada e o trabalho dos calceteiros, os criativos elaboraram um QR Code que, quando fotografados por celulares, ofereciam conteúdo relevante sobre o local, seus pontos turísticos e atrações logo após a mensagem: “Acabou de ler o primeiro código QR do mundo feito em calçada portuguesa”.
Entretanto, fazer isso somente em uma rua de Chiado, fica fácil, pois os turistas já estão lá. Para atingir mais pessoas, principalmente aquelas que não estão em Lisboa, seria preciso levar aquela ideia para outro lugar. Nada melhor que a cidade mais visitada do mundo, Barcelona. Foi assim que iniciaram a retirada das pedras das calçadas, com mais de 500 anos de história, afim de montar alguns QR Codes em outras cidades em busca de turistas!
O vídeo mostra o processo de montagem em portugal e a retirada das pedras que serão levadas a outros lugares. A iniciativa pretende montar alguns QR Codes em outras cidades ao redor do mundo como: Berlim, Paris, Tokyo, Nova York, Lima, Oslo, Praga e até em terras tupiniquis, no Rio de Janeiro!
Fico imaginando como o uso dessa tecnologia seria interessante, principalmente para o turista (mas não só para ele), saber mais informações sobre o bairro, trânsito local, previsão do tempo entre outras ideias. A implantação de tecnologia em cidades está se tornando realidade. Vamos ver o que mais vem por aí.
fonte: http://www.brainstorm9.com.br/