O que é a arte senão a expressão de um sentimento em relação a realidade? A arte é uma forma de externalizar os sentidos e através dela expressar uma visão de mundo.
Auto-retrato matando Fernando Henrique Cardoso 2005
O artista plástico Gil Vicente causou polêmica com sua série de desenhos em carvão Inimigos. Gil demonstra através de auto-retratos sua revolta contra líderes mundiais como os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio da Silva e Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente americano George W. Bush, o papa Bento XVI e até a Rainha Elizabeth II da Inglaterra. A polêmica gira em torno da acusação de apologia ao crime ou incentivo a violência.
uto-retrato matando Lula 2005
Não é nenhuma novidade obras de arte serem condenadas por subversão, desde Gustave Flaubert que teve que defender nos tribunais seu escandaloso romance Madame Bovary até os artistas das ruas e seu grafite (não confundir com pichação).
Auto-retrato matando Bento XVI 2005
A questão que levanto é a defesa da a arte pela arte, desprovida de compromisso moral, religioso, político ou filosófico a não ser como motivação e intenção. Nesse sentido Gil Vicente é tão culpado quanto qualquer um de nós que conseguimos nos imaginar nas situações retratadas nas imagens, sendo ele apenas responsável por expressa-las graficamente e expor ao mundo os nossos próprios questionamentos. Se a vida tenta imitar a arte em sua beleza, vamos permitir que a arte se utilize de personalidades ou fatos reais na exposição de uma angústia real e que seu fim seja a reflexão.
Auto-retrato matando Elizabeth II 2005
Considero como objetivo da arte refletir no olhar do público a compreensão e julgamento de uma obra atravez dos mesmos valores e sentimentos que guiam o artista a cria-la. Gil Vicente, Gustave Flaubert, entre outros artistas foram sinceros na sua composição e do que pretendiam despertar nas pessoas, acusados por uma moral que teme não que a vida imite a arte, mas que a arte expresse a vida.
Auto-retrato matando Kofi Annan 2005
Gostou? Curta e deixe seu comentário